
Afipea debate a questão das carreiras com associados
Diretoria relatou a situação atual nas diferentes frentes de ação
Nesta sexta-feira (16/9) a Afipea reuniu-se com seus associados para dar informações sobre as três principais iniciativas em andamento com relação às carreiras do Ipea: a manutenção do alinhamento remuneratório com as carreiras do Fisco; o Grupo de Trabalho (Afipea, Ipea e Ministério do Planejamento) criado para solucionar a questão das carreiras de gestão, administração e TI e; a relação entre as carreiras do Ciclo de Gestão.
O presidente da Afipea, Fabio Schiavinatto e o vice-presidente Lucas Benevides conduziram a reunião no auditório do 16º andar do Ipea, em Brasília, com videoconferência para o Ipea, no Rio de Janeiro.
Com relação ao primeiro item da pauta, os dirigentes relataram as intensas discussões travadas com as carreiras do CG e também do Núcleo Financeiro e a estratégia definida a partir delas que se resumem a permanente gestão junto ao Planejamento e os demais órgãos gestores dessas carreiras, além do Congresso Nacional afirmando a necessidade de se manter o alinhamento remuneratório entre as carreiras, algo construído com muito esforço ao longo de anos. Tal avanço trouxe a possibilidade de a administração pública aperfeiçoar o gerenciamento do quadro de pessoal reduzindo substancialmente a rotatividades entre as carreiras.
Em seguida, o presidente informou que já haviam sido realizadas duas reuniões do GT desde a sua instalação em agosto e que a Afipea apresentaria sua proposta para a solução do problema embasada por um estudo técnico-jurídico elaborado por especialista na próxima reunião já agendada para o dia 30 deste mês.
A relação das carreiras dentro do CG segue avançando dentro das respectivas bases no sentido de se buscar a maior integração possível entre as carreiras. Essas discussões acontecem simultaneamente em cada entidade e semanalmente entre seus dirigentes.
Por fim, ainda foi discutida a questão da mobilidade entre essas carreiras intensificada nos últimos meses. Foram avaliados seus benefícios e efeitos sobre a estrutura das carreiras e do próprio instituto com posicionamento plenamente favorável à movimentação com critérios bem definidos e com acompanhamento permanente.
A diretoria convocará novas reuniões para apresentar a evolução dessas negociações à medida que surjam fatos relevantes.