Teletrabalho permite à Afipea manter atendimento aos associados
O atendimento aos associados da Afipea está normalizado apesar de as sedes em Brasília e no Rio de Janeiro estarem fechadas durante o período de isolamento social. Todos os funcionários foram mantidos com carga horária integral, sendo adotado o teletrabalho, via computador e telefone. Pelo número (61) 3321-2615 , ou WhatsApp (61) 98621-0072 e (21) 9-9564-9637 , além do e-mail comunicacao@afipea.org.br, é possível tirar dúvidas de assuntos como convênios, questões financeiras e ações jurídicas.
Nesta área, além do atendimento aos associados, a Afipea mantém o acompanhamento das ações. Via teletrabalho, foi possível avançar nas ações do PASEP, DAS, licença-prêmio e GCG. As consultorias junto ao escritório Fonseca de Melo & Britto também ocorrem normalmente.
Desde o início período de teletrabalho, a Afipea já recebeu mais de 600 ligações. Pendências financeiras e contratação de novos planos de saúde foram acompanhados de perto, eventualmente havendo acompanhamento jurídico, quando necessário. Além disso, o setor de comunicação ampliou o relacionamento com os associados e realizou a programação dos 35 anos da Afipea, com destaque para o lançamento da versão digital do livro “Ipea diante do espelho: contribuições da Afipea-Sindical para reflexão e desenvolvimento institucional“.
Neste contexto, apesar da pandemia, a Afipea mantém as suas articulações com o Fonacate, com as Frentes Parlamentares em Defesa do Serviço Público e com a Articulação Nacional de Carreiras Públicas (ARCA) na defesa dos interesses dos servidores públicos. Destaque para o lançamento do site “Assediômetro” e para a coletânea de artigos do “Mundo Pós-Pandêmico“. A Afipea também prepara o lançamento de podcasts.
Vale ressaltar ainda que todas as atividades realizadas no período ocorreram com atenção à saúde financeira da Afipea, mantendo o equilíbrio necessário para o bom desenvolvimento das atividades.
Plano de Retomada
Durante o período de teletrabalho, houve o cuidado para a manutenção das sedes da Afipea em plenas condições e foram realizadas mudanças físicas para que ocorra um retorno seguro às atividades presenciais. A data de retorno depende de fatores como os decretos e a evolução dos números da pandemia. Quando houver retorno ao trabalho presencial, o atendimento aos associados ainda deverá ocorrer preferencialmente por meio eletrônico, porém, caso seja necessário, haverá cuidados específicos, em especial pelo fato de a maioria dos associados estar na terceira idade.