Presidência do Ipea restringe diálogo sobre nova sede e teletrabalho
A adoção do regime de teletrabalho após o período de pandemia e a mudança para a nova sede do Ipea em Brasília são assuntos de interesse de todos os servidores, colaboradores e bolsistas do órgão. A presidência do Ipea, porém, tem adotado posições que restringem as possibilidades de diálogo aberto e democrático.
Nos últimos dias, recebemos com surpresa a notícia de que a presidência do Ipea se recusou a apoiar nossa pesquisa sobre a implantação do Programa de Gestão (teletrabalho). Com a realização do mapeamento da posição da comunidade do Ipea em relação ao tema, a Afipea reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria das condições de trabalho e com o aprimoramento de sua forma de organização.
Diante da recusa da presidência em colaborar com a divulgação da pesquisa, a Afipea pede sua ajuda para que possamos contar com a participação de todos os membros da Comunidade Ipea, inclusive os que não são nossos associados. Compartilhe o link da pesquisa! Contamos com vocês!
Na semana passada, a Diretoria do Ipea negou também o pedido da Afipea para a ampliação da participação de servidores nos debates e decisões a respeito da Nova Sede em Brasília, Layouts, Protocolos de Segurança Sanitária e Teletrabalho. No dia 9 de novembro, em ofício encaminhado à Afipea como resposta ao nosso pedido, os sete diretores do Ipea que assinam o texto ressaltaram “o espírito participativo e a cultura do diálogo”, bem como “a abordagem resolutiva” da Presidência e da Diretoria Colegiada. No entanto, apresentam a existência dos e-mails programadegestao@ipea.gov.br e novasedebrasilia@ipea.gov.br como mecanismos suficientes para o efetivo diálogo e parecem ignorar a complexidade e a extrema relevância dos temas em questão.
É imprescindível haver transparência e participação da casa ao longo de todo o processo decisório sobre tais temas e não apenas espaço para sugestões pontuais.
Neste sentido, a Afipea torna pública a falta de disposição ao diálogo demonstrada pela Presidência do Ipea e por sua Diretoria Colegiada e seguirá trabalhando para uma maior inserção da comunidade na construção do futuro do Ipea!