
Podcast – Mundo Pós-Pandemia – Ep. 02
Confira o segundo episódio do Podcast AFIPEA – Mundo Pós-Pandemia. O tema agora é: Política, Instituições e o Futuro do Estado e da Democracia.
Assim como o aquecimento global, o declínio da democracia no mundo é praticamente um consenso científico. Entre 2010 e 2020 a fatia da população mundial que vivia sob regimes autocráticos saltou de 48% para 68%. E o recuo das democracias tem um roteiro diferente do estereótipo, militares nas ruas como em Mianmar são a exceção na nova onda autoritária.
Para entender o momento político atual e como ele influencia e é influenciado pela pandemia de covid-19, aperte o play.
Quem nos ajuda a refletir sobre essas questões são o Leonardo Avritzer, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais; o Fábio de Sá e Silva, técnico licenciado do IPEA, professor da Universidade de Oklahoma e ex-presidente da AFIPEA; a Vera Cepêda, cientista política e professora da Universidade Federal de São Carlos; e a Tânia Oliveira, jurista, historiadora, pesquisadora e membro da coordenação executiva nacional da Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia.
Essa é a série “AFIPEA: Mundo Pós-Pandemia”. Todo mês, em 10 episódios, você vai ouvir a reflexão de vozes brasileiras relevantes no debate nacional e internacional sobre o que é possível esperar ao final deste triste capítulo da história humana. E não perca, nas semanas subsequentes à publicação de cada episódio, também estarão disponíveis as entrevistas com nossos convidados.
Este podcast faz parte do projeto “BICENTENÁRIO (1822/2022) DA INDEPENDÊNCIA… OU MORTE?! O FUTURO DO BRASIL EM DEBATE”, uma iniciativa da AFIPEA – Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
O segundo episódio “Política, Instituições e o Futuro do Estado e da Democracia.” pode ser acessado AQUI.
Créditos:
Criação: Afipea
Idealização: José Celso Pereira Jr.
Direção Jornalística, roteiro e edição: Lucas Scherer
Arte: Henrique Euzébio
Divulgação: Maria Luíza Diniz e Marina Semeraro Rito