Nota de surpresa e reprovação - Afipea

Comunicados

Nota de surpresa e reprovação

Nota de surpresa e reprovação

Prezadas e prezados colegas servidoras e servidores públicos do Ipea, demais colegas de outros órgãos e carreiras aqui lotados, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados, bolsistas e demais colaboradores desta casa,

Houve hoje no Ipea um evento em “homenagem” aos servidores públicos federais. Até as 11:30h desta manhã, dia 29 de outubro de 2019, a Afipea-Sindical estava convidada e escalada para compor a mesa e fazer uso da palavra. Nessa ocasião, recebemos um comunicado da área responsável pelo evento (a Divisão de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas – DVCAD, da Diretoria de Desenvolvimento Institucional – Dides) para dizer que apenas o presidente do Ipea e o seu correspondente no Ipea-Rio teriam direito a falar.

Em função da descortesia do ato, algo no entanto previsível em governos de cunho autoritário e retrógrado como o atual, portanto capazes de formatar um evento dessa natureza (supostamente festivo e de índole congraçadora) com esse perfil distanciado e amedrontado, é que a diretoria e a presidência da Afipea-Sindical decidiram não mais participar da cerimônia.

De todo modo, conforme havíamos previamente combinado, a Afipea manteve seu compromisso e disponibilizou um conjunto de brindes a serem sorteados ou distribuídos aos participantes.

Na esperança de que as normalidades democrática e institucional se restabeleçam o quanto antes no Brasil, desejamos a todas e todos servidores públicos do país força e perseverança em sua capacidade de resiliência e superação, fatores indispensáveis ao enfrentamento dos desmandos e do desmonte do Estado em curso, bem como à recuperação das capacidades estatais e instrumentos governamentais para a reconstrução do projeto nacional de desenvolvimento: includente, soberano, sustentável e … democrático.

Sem mais, atenciosamente,

Afipea-Sindical, 29 de outubro de 2019.