Hoje, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a Afipea divulga o livro “Mitos Liberais Acerca do Estado Brasileiro e Bases para um Serviço Público de Qualidade“.

O documento é um convite à reflexão a respeito do serviço público e o papel dos servidores.
Boa leitura!

Clique aqui para fazer o download

MITOS LIBERAIS ACERCA DO ESTADO BRASILEIRO E BASES PARA UM SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE

Este documento dá sequência a um trabalho anterior, também produzido e publicado pela Afipea-Sindical, QUE SERVIÇO PÚBLICO QUEREMOS.

Entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, a Afipea, com o apoio do Fonacate, reuniu diversos pesquisadores do campo da administração pública, Estado e proteção social para produzir breves estudos sobre temas que despontavam na discussão pública acerca do papel do funcionalismo brasileiro. A campanha de difamação do serviço público promovida pelo próprio governo federal, com amplo apoio da mídia e do Banco Mundial, foi o pontapé para realizarmos aquele projeto.

O projeto se desenvolveu em três fases: i) entre outubro e novembro de 2017, a Afipea entrou em contato com as/os pesquisadoras/es e realizou discussões preliminares sobre os objetivos do projeto; ii) em 27 de novembro de 2017, realizou-se, com apoio do Fonacate, um seminário no auditório Nereu Ramos do Congresso Nacional, quando foram apresentadas versões preliminares das contribuições; e iii) entre janeiro e abril de 2018, foram finalizados os textos, bem como elaborada a síntese que veio a ser apresentada na 5ª Conferência de Carreiras Típicas de Estado (CONCATE).

Estiveram envolvidos diretamente as/os seguintes pesquisadoras/es e colaboradoras/es: Alessandra de Moura Cadamuro – DIEESE/DF, Antonio Lassance – IPEA, Daniela Verzola Vaz – UNIFESP, Felix Garcia Lopez Jr. –
IPEA, Fernando Augusto Mansor de Mattos – UFF, Joana Mostafa – IPEA, Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna – UFRJ, Mário Lisboa Theodoro – Consultoria Legislativa/Senado Federal. Para a presente edição, colaboram voltuntariamente: Erivelton Guedes, Cleandro Krause, Felix Garcia Lopez Jr. e José Celso Cardoso Jr., todos
do IPEA, além de William Nozaki, professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Assim como aquele, este novo documento acerca da mesma temática é de inteira e exclusiva responsabilidade da Afipea-Sindical, na crença de que as entidades de servidores públicos se coloquem como protagonistas do diálogo com a sociedade brasileira sobre o que é e como funciona, verdadeiramente, o Estado e o serviço público em nosso país.

Boa leitura e reflexão a todxs!