Servidores do Ipea questionam alinhamento à candidatura de Bolsonaro

Servidores do Ipea questionam alinhamento à candidatura de Bolsonaro

A citação do nome do Ipea em especulações sobre a construção do plano de governo de um eventual governo de Jair Bolsonaro tem gerado incômodo em servidores do órgão. A Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) está solicitando ao presidente do órgão que se manifeste em favor da imparcialidade da instituição.

A questão se tornou pública após a reportagem “Ligado a PSDB e PT, eixo Rio-SP perde espaço para Brasília na área econômica de Bolsonaro”, publicada no dia 10 de outubro pela Folha de S. Paulo. A matéria diz que um dos diretores do Ipea tem atuado para recrutar colegas do órgão para a equipe de Bolsonaro.

Em ofício encaminhado ao presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, a Afipea questionará a “suposta relação entre a posição política e acadêmica da instituição com aquela defendida por um dos candidatos ao pleito”.

De acordo com a Associação dos Servidores, o Ipea reúne especialistas de diversos matizes teóricos e ideológicos, e essa pluralidade é necessária para o exercício autônomo de sua missão institucional.

A entidade quer agora que o Ipea, de forma oficial, reitere publicamente que as posições dos pesquisadores que têm sido citados como prováveis membros de um futuro governo não refletem um compromisso ou a posição do Ipea como instituição.