Ministra Esther Dweck anuncia nomeação de ex-presidente da Afipea

Ministra Esther Dweck anuncia nomeação de ex-presidente da Afipea

A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, anunciou em 24/5, a nomeação do ex-presidente da Afipea e economista José Celso Cardoso Junior, como Secretário de Gestão de Pessoas. A Ministra também informou a divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT), medida de gestão com foco em eficiência, visando a especialização e autonomia de cada secretaria, segundo a ministra.

“Sem dúvidas, o trabalho realizado frente da Afipea durante 4 anos, de 2019 até 2023, foi muito importante para me qualificar não só para o cargo que estava ocupando, como assessor especial da ministra Esther Dweck, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, como também para me qualificar para o cargo que vou ocupar daqui a pouco, que é o cargo de Secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, no Governo Federal, nesse terceiro mandato do presidente Lula (Luís Inácio Lula da Silva). É o maior desafio profissional da minha vida e tenho certeza que a bagagem toda trazida até aqui, tanto da minha atuação profissional no Ipea, como, sobretudo, desses últimos quatro anos de enfrentamento ao desmonte do Estado, vão ser importantes para fazer a diferença nesse momento.”, José Celso Cardoso Junior em pronunciamento para Afipea.

A Secretaria de Relações de Trabalho, por sua vez, ficará sob a responsabilidade de José Lopes Feijó. Ambas indicações levaram em consideração a trajetória profissional dos novos secretários. “Dedicamos muita atenção na escolha dos secretários que serão os principais responsáveis por duas áreas que são centrais para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Secretários que, naturalmente, contarão com todo o apoio e expertise acumulada pelas respectivas equipes”, afirmou Esther Dweck.

O novo Secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr, atuou como presidente da Afipea em dois biênios consecutivos, 2019-2021 e 2021-2023. E, para o biênio 2023-2025, foi eleito como um dos Conselheiros Deliberativos de Brasília.

A Secretaria de Gestão de Pessoas fica responsável pela folha de pagamentos do governo federal e por outros temas relacionados à gestão de pessoas, como desenvolvimento de pessoas e provimento e movimentação de pessoal. A definição detalhada da competência da secretaria será publicada em Decreto oficial.

Afipea orgulha-se desta nomeação e deseja uma gestão profícua para nosso ex-presidente, que batalhou muito pelos servidores nesses 4 últimos anos.