Afipea vem a público repudiar a violência a que tem sido submetidos a professora da UnB Débora Diniz e o pesquisador do Ipea Marcelo Medeiros
A Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Afipea) vem a público repudiar a violência a que tem sido submetidos a professora da UnB Débora Diniz e o pesquisador do Ipea Marcelo Medeiros.
Desde a publicação da primeira Pesquisa Nacional de Aborto em 2010 (repetida em 2016), ambos vêm sofrendo uma variedade de agressões verbais e ameaças, tanto por meio eletrônico e mídias sociais quanto por ligações telefônicas. Tais agressões recrudesceram recentemente, após o anúncio da participação de Débora Diniz em audiência pública no STF sobre a descriminalização do aborto, prevista para agosto próximo – o que a levou a registrar ocorrência na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, conforme noticiado no Correio Braziliense em 4 de julho último.
A Afipea se solidariza com ambos os pesquisadores e parabeniza os seus esforços em produzir dados objetivos sobre a prática do aborto, que pode afetar até uma em cada cinco mulheres no país. As contribuições dessas pesquisas foram e são fundamentais para embasar as políticas de saúde para as mulheres no Brasil.