Nota de Falecimento
Fosse em entrevistas, debates, seminários ou mesmo em conversas descontraídas, João Paulo dos Reis Velloso sempre fazia questão de afirmar que considerava a criação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada a maior realização de sua extensa e profícua carreira profissional. “O IPEA é meu quinto filho”, gostava de dizer.
Nada mais verdadeiro.
E nada mais justo, neste momento triste de despedida, do que reconhecer: foi um excelente pai – correto e generoso, e o mais importante, profundamente imbuído do sentido de dotar a instituição com a capacidade para voar por conta própria naquela que é sua principal missão: ser a consciência crítica (outra expressão que ele gostava de dizer) dos governos.
Para realizar essa missão, os dois traços distintivos da atuação do IPEA desde sua criação, ainda como Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada, foram e são: o rigor técnico-científico e o máximo respeito à diversidade e à pluralidade – tanto de visões de mundo, quanto de abordagens metodológicas.
Que fique registrado, de maneira cristalina: o Ministro Reis Velloso empenhou-se de corpo e alma para que essas características não apenas fizessem parte do DNA do IPEA, mas que também se tornassem seus pilares de sustentação.
São esses pilares que garantem a solidez, a longevidade, e a certeza de que o IPEA por muitos anos ainda contribuirá para o desenvolvimento do país, como era o desejo e a ambição maior de nosso pai fundador.
Em nome de toda a comunidade de servidores do IPEA, e de gerações que com seu trabalho contribuíram para tornar o sonho do Ministro Reis Velloso realidade, a Associação dos Funcionários lamenta profundamente seu falecimento, e expressa suas condolências aos familiares.
O velório e sepultamento será amanhã, 20 de fevereiro de 2019 às 10h30 – na Capela 2 do Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro (RJ).