Pílulas de Bom Senso - Afipea

Pílulas de Bom Senso

Em meio ao mar de notícias, fake news, informação e desinformação é preciso ter calma e analisar com cautela tudo o que passou. É esse o objetivo das “Pílulas de Bom Senso“, uma nova coleção da Afipea para fomentar um debate de alto nível sobre o Brasil atual.

O primeiro número tem como título Desdemocratização: Autoflagelo e Barbárie – Um guia para entender a crise brasileira e ousar alternativas civilizatórias. Assinado pelo cientista político Roberto Xavier, o texto aborda a atual situação econômica do país a partir de uma perspectiva política.

“Desconstrução do Estado Nacional: o fracasso do projeto liberal e alternativas progressistas para a reforma administrativa e o planejamento público” é a segunda pílula. O texto assinado pelo economista José Celso Cardoso Jr. aborda o desmonte do Estado e da Constituição Federal de 1988, os fundamentos do Estado, as diretrizes para uma reforma progressista e o planejamento público como a arte da boa política. 

Já no número 3, “A partilha do butim: neoliberais e patrimonialistas lucram com o desmonte do Estado brasileiro“, o assessor parlamentar Vladimir Nepomuceno avalia as investidas contra o funcionalismo, em especial por meio da Reforma Administrativa.

Faça o download do primeiro número aqui.

Faça o download do segundo número aqui.

Faça o download do terceiro número aqui.