Nova diretoria da Afipea toma posse para biênio 2019-2021 - Afipea

Notícias

Nova diretoria da Afipea toma posse para biênio 2019-2021

Dois anos para aprimorar o diálogo público e construir consensos em prol dos servidores do Ipea. Foi esse o clima da cerimônia de posse da nova diretoria da Afipea para o biênio 2019-2021, realizada hoje (27 de maio), em Brasília (DF).

“Esperamos que a gestão que entra tenha motivos para comemorar”, afirmou Alexandre Cunha, agora ex-presidente da entidade. Ele ressaltou o trabalho da diretoria anterior par avançar as ações jurídicas e também na promoção do debate de temas como reestruturação do Ipea e reforma da previdência.

Leia a entrevista com o novo presidente da Afipea

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Rudinei Marques, ressaltou a importância da Afipea para questões de interesse nacional. “A gente tem que chegar no espaço público. Tem que comparecer. Tem que elevar o nível do debate”, defendeu. “A Afipea tem muito a contribuir à medida em que pode fortalecer essas pautas para a defesa de instituições que são caras ao desenvolvimento nacional”, concordou o representante da Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca), Leandro Couto.

De acordo com o representante da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), Aristides Monteiro Neto, o Brasil vive um momento de questionamentos sobre a credibilidade de instituições de pesquisa, por isso é relevante ressaltar o trabalho de categorias como a dos servidores do Ipea. “A Anipes se coloca como um espaço desse debate e dessa luta. Estaremos ao lado da Afipea e outras associações”, garantiu.

Joana Simões de Melo Costa, Presidente regional do Rio de Janeiro, também esteve presente na cerimônia de posse

Representando a recém-criada Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia (Abed), Antônio Carlos Galvão também ressaltou a importância da Afipea para o debate nacional do país. “A Abed tem tudo para ter uma parceria muito profunda com a Afipea para encontrar um parceiro de peso para construir alternativas”, disse. A entidade foi lançada no dia 7 de maio com o objetivo de congregar economistas e profissionais afins comprometidos com a promoção da democracia, com a defesa do sistema de proteção social e de direitos previstos na Constituição Federal de 1988.

Conselheiros e diretores eleitos para o biênio 2019-2021

Representante da presidência da Ipea, o servidor Manoel Rodrigues dos Santos Júnior, atualmente em cargo de direção, ressaltou o diálogo promovido com a Afipea. A associação dos funcionários e a diretoria do órgão trabalham juntas em demandas como plano de saúde para os servidores.

Transmissão ao vivo

A cerimônia foi transmita ao vivo pelo Facebook. A gravação pode ser assistida no link www.facebook.com/afipea