Dirigentes da Afipea participam da 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado - Afipea

Notícias

Dirigentes da Afipea participam da 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado

 

A conferência aconteceu nos dias 16 e 17 de junho em Brasília e reuniu as entidades afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). O tema desse ano foi a Agenda de desenvolvimento e qualidade do serviço público.

A conferência de abertura, Desafios da gestão do serviço público, trouxe o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O evento reservou para o segundo dia o tema Estratégias de desenvolvimento e o papel do Estado. Moderado pelo jornalista Heraldo Pereira, o debate reuniu o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o embaixador e professor do Instituto Rio Branco (IRBr/MRE), Samuel Pinheiro Guimarães, e o economista Ricardo Bielschowsky, da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Dando continuidade à programação, a conferência Concurso público e qualificação permanente dos servidores reuniu o jurista e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), Juarez Freitas, o professor Alexandre Veronese, da Universidade de Brasília (UnB), e o pesquisador do Centro de Justiça e Sociedade da FGV Direito/RJ, Fernando de Castro Fontainha. Em seguida, debateram-se os Direitos do trabalhador do Serviço Público, com as presenças de Stanley Gacek, diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil e Ronaldo Jorge Araujo Vieira Junior, consultor legislativo do Senado Federal. Por fim, tratou-se da questão da Ética e reforma política, com os debatedores Márlon Reis, jurista e fundador do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE) e Beto Albuquerque, político e advogado.

A relevância dos temas e a importância de se fortalecerem as relações da Afipea com entidades que integram o Fonacate motivaram dirigentes da Associação a participarem do evento. Compareceram, além do presidente Fabio Schiavinatto e do vice Lucas Benevides Dias, os diretores Cláudio Passos de Oliveira, Almir de Oliveira Junior, Júlio Cesar Roma e Dalva Aguiar.