Diretoria - Afipea-Sindical

Alexandre Cunha - Presidente

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (2003/2009). Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 2009, foi Diretor-Adjunto de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (2012/2015) e Diretor de Desenvolvimento Institucional (2015/2016).

Almir de Oliveira Junior - Vice-Presidente

Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2009, com doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Exerceu a função de diretor de Relações do Trabalho, Assuntos Jurídicos e Estudos Técnicos da Afipea e diretor Jurídico da Afipea-Sindical nos últimos dois anos.

Roberto Gonzalez - Secretário Executivo

Graduado em Ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília. Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 2004, foi Coordenador de Trabalho e Renda da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) em duas ocasiões (2008-2009, 2011-2012) e Coordenador do periódico Políticas Sociais: acompanhamento e análise (2010-12).

Fernando Brustolin - Diretor Jurídico

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2008) e mestre em Economia e Gestão do Setor Público pela Universidade de Brasília (2016). Já foi empresário e trabalhou em empresas privadas e outras organizações públicas antes de ingressar no Ipea em 2009, como Analista de Sistemas. No Ipea sempre trabalhou na área de sistemas de informação e bancos de dado da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações, onde é Chefe de Divisão desde 2015.

Cláudio Passos - Diretor Sociocultural de Comunicação, Divulgação, Estudos e Pesquisas

Diretor de Divulgação da Afipea e Diretor Sociocultural de Comunicação, Divulgação, Estudos e Pesquisas da Afipea-Sindical. Técnico em desenvolvimento e administração e coordenador de comunicação institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atuou como professor e coordenador acadêmico do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (ICBNA) por doze anos. É bacharel em tradução e mestre em linguística aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Joana Mostafa - Diretora de Esporte e Lazer

Joana Alencar - Diretora de Promoção e Assistência Social

Técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Atua na diretoria de Estado, Instituições e Democracia desde 2010 com estudos sobre participação social. Trabalhou no setor de políticas sociais da Caixa Econômica Federal (2004), Conselho Editorial do Senado (2004-2006) e na Procuradoria Geral do Distrito Federal (2006-2010). Possui formação em Ciência Política e Administração Pública e coordenou a área de Estado e Democracia da DIEST (2015-2016).

Maria Martha Cassiolato - Diretora de Aposentados

Técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde fevereiro de 1983 e atualmente aposentada. É economista, graduada pela USP, com especialização em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Atuou em várias áreas de pesquisa do Ipea, tendo iniciado na Coordenação de Indústria e Tecnologia, atuado no antigo Cendec/Ipea como coordenadora de cursos de Planejamento Estratégico, logo após trabalhou na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais e por fim integrou equipe da Diretoria Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia.

Salvador Werneck - Vice-Presidente Regional do Rio de Janeiro

Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1998, com doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Filiado à Afipea desde 2003. Exerceu por três mandatos a função de Vice-Presidente Regional da Afipea.

Danilo Coelho - Secretário Executivo Regional do Rio de Janeiro

Natural de Pernambuco, doutor em Economia pela Universidad Autonoma de Barcelona, mestre em Economia pela Universitat Pompeu Fabra e Universidade Federal Fluminense e bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 1998, já foi Chefe de Divisão e Coordenador de Área na DIEST, DISET e Presidência do IPpea.

Marina Nery - Diretor de Filiados Regional do Rio de Janeiro

Assessora Especializada do Ipea desde 2005, esteve na extinta Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento (Dicod), depois na Comunicação da Presidência do Ipea, em Brasília, onde ficou por quase quatro anos e coordenou o conteúdo da internet e intranet, foi editora da revista Desafios e foi responsável pelo programa de TV, além de publicar artigos em livros como Panorama da Comunicação e das Telecomunicações do Brasil. Está no Rio desde 2008. Antes, trabalhou na grande imprensa (Veja, Istoé, Caras, Geográfica Universal, Pais&Filhos, Manchete, O Globo, O Dia, JB, TV Band e TV Manchete). Formada em Comunicação Social (Jornalismo) na PUC-RJ, passou seis anos na Comunicação do governo do Japão, foi Gerente de Comunicação do Copa D’Or e na Eco-92 coordenou 600 jornalistas do mundo inteiro. No governo, trabalhou na Petrobrás, na Agência Nacional de Saúde (ANS) e nos Correios (1º lugar no concurso de Comunicação de 2001). Na Afipea, foi duas vezes Vice-Presidente Regional, Vice-Diretora de Administração e Finanças da Afipea e Secretária Executiva Regional da Afipea-Sindical.