Diretoria - Afipea

Diretoria

José Celso Pereira Cardoso Júnior – Presidente

Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde maio de 1997, é economista pela USP, mestre em Teoria Econômica e Doutor em Desenvolvimento pela Unicamp. Realizou seu pós-doutorado em governo e políticas públicas pelo IGOP-UAB (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha). Foi Coordenador da área de Trabalho & Renda e do Boletim de Políticas Sociais; Diretor-Adjunto de Estudos e Políticas Sociais (DISOC/IPEA); e Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST/IPEA). Foi ainda Diretor de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do PPA 2012-2015, na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); Chefe da Assessoria de Planejamento do Ministro de Estado da Defesa, no Ministério da Defesa; e Secretário da Secretaria Executiva do CDES/PR (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Presidência da República, Brasil). Já atuou como docente em cursos no IPEA, ENAP, ESAF, GDF, TCU, FGV, CEGOV, dentre outros.

Fernando Gaiger Silveira – Vice-Presidente

Engenheiro Agrônomo pela USP e doutor em economia pela Unicamp, é professor da Unieuro, professor-colaborador da Universidade Federal Fluminense e Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde junho de 1998. Atua na sede do órgão no Rio de Janeiro (RJ).

Bernardo Figueiredo Silva – Secretário-Executivo

Antonio Teixeira Lima Junior – Diretor Jurídico

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2006), especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade São Bento (2008), mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2012). Trabalhou como assessor jurídico parlamentar e como advogado nas áreas cível, previdenciária e trabalhista. Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 2009, tendo trabalhado na coordenação de desenvolvimento rural e na coordenação de gênero e raça, ambas da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc).

Cleandro Henrique Krause – Diretor Sociocultural, de Comunicação, Divulgação, Estudos e Pesquisa

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em planejamento urbano e regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea desde junho de 2009, depois de ter passado pela Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Lucas Benevides Dias – Diretor de Promoção e Assistência Social

Bacharel em ciência da computação e Mestre em informática pela Universidade de Brasília, é analista de sistemas, cientista de dados e administrador de bancos de dados do Ipea desde maio de 2009. Foi Diretor, Vice-Presidente e Presidente da Afipea e Afipea Sindical. Exerceu também o cargo de Vice-Presidente do Fonacate. Durante o exercício de seu mandato, ele assinou o Termo de Acordo que garantiu reajuste salarial aos servidores ativos e inativos do Ipea de 2016 a 2019.

Marco Aurélio Costa – Diretor de Esporte e Lazer

Economista (UFMG), Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ), com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde exerceu o cargo de Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPuT) e os projetos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (Ipea/PNUD/FJP), Governança Metropolitana no Brasil (Rede Ipea) e Mapeamento da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas Brasileiras (Rede Ipea). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional e na avaliação de políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão territorial, gestão e governança urbana e metropolitana, desenvolvimento socioespacial, governança territorial e avaliação de políticas públicas. Possui ainda experiência em produção editorial e em coordenação de equipes de pesquisa.

Raimundo da Rocha – Diretor de Aposentados

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília(UnB), Pós graduação em Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras MG(UFLA) e Graduado em Matemática pelo UNICEUB/DF. Servidor do IPEA lotado na Assessoria Técnica da Presidência(ASTEC) como Gestor de Bases de Dados. Professor de Matemática do Ensino Médio da Secretaria de Educação do DF.

Joana Simões de Melo Costa – Presidente Regional

Economista, doutora pela PUC-Rio. Técnica de planejamento e pesquisa do Ipea desde 2004, atualmente alocada na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. Trabalhou no International Poverty Centre, uma parceria entre Ipea e PNUD, no período 2004-2008, em temas como Desigualdade de Gênero e Pobreza. Recentemente tem se dedicado a estudar tópicos nas áreas de Educação e Economia do Trabalho. Possui graduação em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), graduação em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, Economia da Educação e Avaliação de Políticas Públicas.

Pedro Carvalho de Miranda - Secretário Executivo Regional do Rio de Janeiro

Técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2004, economista, com doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e graduação em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É filiado à Afipea desde 2005 e foi membro do Conselho Deliberativo da Afipea/Afipea-Sindical.

Marina Ribeiro Nery Costa Cezar – Diretora de Filiados Regional

Assessora Especializada do Ipea desde 2005, esteve na extinta Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento (Dicod), depois na Comunicação da Presidência do Ipea, em Brasília, onde ficou por quase quatro anos e coordenou o conteúdo da internet e intranet, foi editora da revista Desafios e foi responsável pelo programa de TV, além de publicar artigos em livros como Panorama da Comunicação e das Telecomunicações do Brasil. Está no Rio desde 2008. Antes, trabalhou na grande imprensa (Veja, Istoé, Caras, Geográfica Universal, Pais&Filhos, Manchete, O Globo, O Dia, JB, TV Band e TV Manchete). Formada em Comunicação Social (Jornalismo) na PUC-RJ, passou seis anos na Comunicação do governo do Japão, foi Gerente de Comunicação do Copa D’Or e na Eco-92 coordenou 600 jornalistas do mundo inteiro. No governo, trabalhou na Petrobrás, na Agência Nacional de Saúde (ANS) e nos Correios (1º lugar no concurso de Comunicação de 2001). Na Afipea, foi duas vezes Vice-Presidente Regional, Vice-Diretora de Administração e Finanças da Afipea e Secretária Executiva Regional da Afipea-Sindical.