#OcupeAfipea - 35 anos# - Afipea

Comunicados

#OcupeAfipea – 35 anos#

Queridos ipeanos, queridas ipeanas,

Com muita alegria abrimos hoje, dia 15 de maio de 2020, uma quinzena de comemorações aos 35 anos da Afipea (1985-2020), o que também inclui uma homenagem aos 56 anos do próprio Ipea (1964-2020).

Sem dúvida, é preciso reconhecer o pioneirismo e a coragem daqueles que, ainda sob um regime militar, acreditaram na união e na mobilização dos servidores. A conquista e a garantia de direitos, mais que representar a defesa de interesses individuais, já significou naquele período uma visão de projeto de País.

Ao longo dos anos, a Afipea desempenhou papéis assistenciais, associativos e recreativos fundamentais para seus membros. E possibilitou aos servidores do Ipea terem voz ativa nos debates públicos sobre o órgão, tanto protegendo os direitos quanto projetando a importância dos trabalhos de pesquisa, assessoramento e capacitação ali desenvolvidos.

Na última década, em consonância com as transformações institucionais do Estado brasileiro, a Afipea também se viu frente a novos desafios. Seja na prática da prestação jurisdicional, seja na profissionalização administrativa ou ainda na maior e mais intensa capacidade de mobilização política, foram criadas novas responsabilidades, com impactos inclusive para servidores não associados e demais membros da comunidade ipeana.

É, portanto, com essa tripla missão – a prestação de serviços tempestivos e de qualidade aos associados e associadas, a profissionalização da gestão interna cotidiana e a politização da atuação pública – que a Afipea chega à sua maturidade institucional e se projeta ao futuro.

Se, por um lado, as atividades presenciais que havíamos programado para acontecer nesse mês tiveram que ser adiadas para momento mais oportuno, em função da crise pandêmica ainda em curso no Brasil, por outro, as tecnologias disponíveis e a nossa disposição e dedicação singulares, permitir-nos-ão realizar uma série de eventos virtuais e levar adiante a divulgação de importantes documentos que preparamos especialmente para esta ocasião.
Informem-se sobre a programação (clique aqui), divulguem junto a colegas, participem dos eventos e desfrutem criticamente dos presentes – livro, nota pública, recomendações de leitura, debates etc – especialmente produzidos para esta comemoração da Afipea 35 anos e homenagem ao Ipea 56 anos.

Sejam bem-vindos e bem-vindas!
Vida longa e próspera às nossas organizações e missões institucionais!

Programação:

15 de maio – Manifesto para o Ipea rumo aos 60 anos (clique para acessar)
15 de maio – Bate-papo “Planejamento governamental para céticos” (clique para acessar)
18 de maio – Convite a leituras sobre Austericídio (clique para acessar)
20 de maio – Contribuição da comunidade do Ipea para o debate sobre a pandemia
22 de maio – 16 horas – Live de lançamento do livro “Ipea diante do espelho”
25 de maio – Você sabe o que é Assédio Institucional?!
27 de maio – 14h30 – Webinar ‘O Serviço Público e os Direitos Fundamentais” e lançamento do livro “Erosão de Direitos”
28 de maio – 16 horas – Live sobre o aniversário da Afipea
31 de maio – Lançamento do cartão comemorativo do Aniversário da Afipea
1º de junho – Live do “Mundo pós-pandêmico”

Assista à mensagem do Presidente da Afipea: