Afipea por Direitos e Democracia - Afipea

Afipea por Direitos e Democracia

Prezados associados,

Conforme disciplina o processo eleitoral para a Afipea e Afipea-Sindical a respeito da divulgação das chapas (Artigos 21 e 27 dos editais), segue abaixo comunicado da Chapa “Afipea por Direitos e Democracia”.

Lembramos que o período de votação online será em 14 e 15 de maio.

Os editais de convocação podem ser acessados neste link.

Comissão Eleitoral

Carta de Princípios e Propostas
Afipea 2019/2021

AFIPEA POR DIREITOS E DEMOCRACIA
É NA LUTA QUE A GENTE SE ENCONTRA

Poucas vezes na sua história, a organização Ipea e seu corpo de servidores e colaboradores precisaram tanto de sua Associação Sindical – a Afipea – como nos dias que correm…

No próximo biênio 2019/2021, no momento em que o Brasil atravessa uma combinação de crises econômica, política, social, ética e institucional de grandes proporções, abrem-se – com a renovação da gestão na Afipea – novas possibilidades de convergências e alinhamentos, bem como de posicionamentos e enfrentamentos, tanto internos como externos ao próprio Ipea. Neste sentido, interessa-nos:

Nesse sentido, interessa-nos, em particular:

• Defender a comunidade ipeana e o próprio Ipea, com garantia das tradições técnico-políticas, da pluralidade e diversidade efetivas, da elevada qualidade e pertinência da sua produção institucional aos desafios nacionais, o que nos tornou uma referência para o processo de governar por mais de meio século;
  • Reagrupar e reanimar a comunidade ipeana (ativos, aposentados e pensionistas, Brasília e Rio de Janeiro) em torno das agendas associativo-sindicais típicas, como a progressiva e permanente formação do nosso quadro de servidores, a promoção da qualidade de vida no trabalho, por meio de iniciativas e eventos de aproximação, convívio e bem-viver;
  • Prosseguir com o trabalho de fortalecimento organizativo da Afipea para mapear e bem enfrentar, coletivamente, os desafios institucionais do Ipea na atualidade, tais como:
          • Carreiras do Ipea, em conexão com o Ciclo de Gestão das políticas públicas federais. Em particular, a correção das distorções geradas pela Lei 11.890/2008 (MP 440/2008) e o restabelecimento do tratamento isonômico em relação ao Ciclo de Gestão;
          • Planos de saúde, outros benefícios e as melhores alternativas para os nossos associados e associadas;
          • Mudanças e adequações das unidades do Ipea e da própria Afipea no período vindouro;
          • Discussão ampla, bem informada e aberta sobre estrutura e modus operandi do Ipea e suas áreas e formas de atuação junto ao poder executivo federal e demais poderes e instâncias governamentais;
          • Implementação de uma política de comunicação pública (e fortalecimento da comunicação interna) que leve em conta que o Ipea é um órgão que serve ao Estado e à sociedade, e não apenas ao governo;
          • Articulação sindical no plano federal com as demais carreiras típicas de Estado e outras interessadas no aperfeiçoamento e fortalecimento da Administração Pública brasileira.

Entendemos que a concretização dessas e outras propostas passa por um trabalho permanente da Afipea em torno da construção de um espaço respeitoso, saudável e propositivo de convivência e diálogo entre seus servidores, dirigentes e colaboradores, por meio do qual opiniões e posições díspares possam ser debatidas, defendidas e até mesmo publicadas – através da própria Afipea – sem censura nem retaliação de qualquer ordem.

Passa, igualmente, pela afirmação da necessidade de uma prática de transparência e responsabilização dos dirigentes do Ipea nos atos e intentos da gestão e frente aos legítimos representantes do seu corpo funcional, algo que será sempre cobrado pela Afipea.

O nome da nossa chapa – AFIPEA POR DIREITOS E DEMOCRACIA – é a síntese de nosso entendimento a respeito do que nos ameaça e da nossa missão.

E o nosso slogan – É NA LUTA QUE A GENTE SE ENCONTRA – expressa nossa concepção de trabalho coletivo na condução de uma entidade sindical.

A Afipea não é a sua direção. A Afipea é a comunidade ipeana unida e em marcha para realizar suas aspirações mais sentidas e construir o Ipea (e o Estado) necessários ao desenvolvimento nacional.

Para tanto, convidamos a comunidade ipeana a participar ativamente do processo eleitoral, conhecendo, conversando e votando nos colegas abaixo indicados:

AFIPEA POR DIREITOS E DEMOCRACIA

José Celso Cardoso Jr. (Ipea, 1997, Diest)

Vice-Presidente
Fernando Gaiger Silveira (Ipea, 1998, Disoc)

Secretário-Executivo
Bernardo Figueiredo (Ipea, 2006, Dides)

Diretor de Assuntos Jurídicos
Antônio Teixeira Jr. (Ipea, 2009, Disoc)

Diretor de Esporte e Lazer
Marco Aurélio Costa (Ipea, 2009, Dirur)

Diretor Sociocultural, de Comunicação, Divulgação, Estudos e Pesquisas