Comunicado sobre o convênio com a Assefaz - Afipea

Comunicados

Assefaz

Comunicado sobre o convênio com a Assefaz

Prezado (a) associado (a),
A Afipea foi notificada pela Fundação Assefaz de que o convênio de plano de saúde dos nossos associados está em fase de reavaliação e que há a possibilidade de ser encerrado a partir do dia 21 de abril.
Por conta disso, a Afipea se adiantou e já está adotando medidas para que os associados não corram qualquer risco de ficarem sem cobertura. Nas próximas semanas, a Afipea irá informar todos os encaminhamentos.
 
Por que isso pode acontecer?
A Fundação Assefaz responde a um processo administrativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que questiona os contratos com as associações e sindicatos, como é o caso da Afipea, da Anesp e de outras entidades associativas. Por isso, a Assefaz foi intimada a rever todos os contratos coletivos por adesão.
Será encerrado o convênio da Afipea com a Assefaz?
Isso ainda depende do processo administrativo na ANS. Contudo, a Afipea já trabalha para evitar qualquer contratempo. O primeiro passo será solicitar, por via judicial, a prorrogação do convênio por mais 180 dias.
Será possível permanecer com meu plano da Assefaz?
Essa medida está em estudo. Há a possibilidade de os servidores do Ipea, da ativa e aposentados, integrarem o convênio da Assefaz com o Ministério da Economia. Tal possibilidade ainda depende de trâmites administrativos.
A Afipea busca outras soluções?
Sim. A Afipea já iniciou o processo de busca de um plano de saúde coletivo para adesão dos nossos associados. O objetivo será oferecer um plano com a mesma abrangência da Afipea com valores vantajosos para os associados.
Quais os próximos passos?
A Afipea aguarda o posicionamento da Assefaz sobre a manutenção ou não do convênio, bem como alguma eventual decisão judicial para prorrogar o prazo. Em caso negativo, vão avançar as tratativas para firmar o convênio com a Assefaz via Ministério da Economia ou para a adesão a um novo plano de saúde coletivo. A Afipea trabalha para que tudo ocorra sem o menor prejuízo aos seus associados e irá informar assim que novidades surgirem.